O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou, nesta quarta-feira (15), o documento “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares”. O objetivo é oferecer aos pastores, aos cônjuges e a todos os que trabalham na Pastoral Familiar uma visão e uma metodologia renovada da preparação ao matrimônio e para toda a vida conjugal.
O documento é uma iniciativa do “Ano da Família Amoris Laetitia” e responde ao desejo do Papa Francisco de oferecer novos caminhos de preparação para o sacramento do matrimônio. Por repetidas vezes o Santo Padre alertou sobre “a necessidade de um ‘novo catecumenato’ que inclua todas as etapas do caminho sacramental: os tempos da preparação para o matrimônio, da sua celebração e dos anos que se seguem”, especialmente quando os cônjuges poderiam passar por crises e momentos de desencorajamento.
Dois pontos se destacam na publicação: um olhar sobre o futuro da família, com uma preparação muito remota para a vocação matrimonial, e a importância do fato de que, ao lado dos sacerdotes, há casais que acompanham o catecumenato daqueles que pedem o sacramento do matrimônio.
“A preocupação do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é a de transmitir aos bispos, aos agentes da Pastoral Familiar e aos formadores, o convite do Santo Padre para repensar seriamente a preparação para o matrimônio como um acompanhamento contínuo antes e depois do rito sacramental. Uma proximidade competente e concreta, feita de vínculos entre famílias que se apoiam umas às outras”, destacou o prefeito do Dicastério, cardeal Kevin Farrell.
O documento está disponível em italiano e espanhol. Versões em outros idiomas serão publicadas em breve.