Nesta sexta-feira (4), o Papa Francisco se reuniu com três iniciativas assistenciais de defesa da vida: o Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo, a Associação de Solidariedade Social ‘Ajuda de Berço’ e a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Câncer ‘Acreditar’. O encontro ocorreu na Paróquia de São Vicente de Paulo, do bairro de Serafina, um dos mais problemáticos de Lisboa.
Hoje, o Centro Social Paroquial de São Vicente de Paulo, por exemplo, atende quase 800 pessoas e emprega mais de 170 funcionários ao oferecer serviços, como: berçário, creche, centro juvenil, Lar Residencial para Idosos e apoio às famílias.
Por sua vez, a Associação de Solidariedade Social ‘Ajuda de Berço’ apresentou a sua história ao Papa. Ela foi fundada há 25 anos no contexto dos movimentos de defesa da vida e das campanhas do referendo do aborto de 1998. Até hoje, já foram acolhidas 452 crianças que depois de viverem na entidade encontraram um projeto de vida seguro e definitivo.
Por fim, o Papa também conheceu a realidade vivida pela Associação de Pais e Amigos de Crianças com Câncer ‘Acreditar’. A entidade há 30 anos fomenta a esperança na cura e tenta diminuir o sofrimento durante os tratamentos, na sobrevivência e nas famílias cujos filhos não sobrevivem”.