No último final de semana (17 e 18 de junho, em Joinville (SC), mais de 60 agentes da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 (Santa Catarina), se reuniram para uma formação sobre os Pilares das Diretrizes da Evangelização. Foram momentos de estudo, reflexão e planejamento sobre a caminhada para os próximos anos. A iniciativa contou com a presença do Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis e bispo Referencial. Na ocasião, ainda foi anunciado frei Nilo Agustini como assessor eclesiástico para o Regional.
A formação teve a assessoria do padre Ilmo Dick, de Rio Negrinho (SC). Ele ajudou os agentes a refletir sobre o acompanhar para conhecer e ter condições de discernir para integrar a fragilidade que as famílias estão passando. “Devemos acolher e acompanhar com paciência e delicadeza, seguindo o testemunho de Jesus ao acolher a Samaritana junto ao poço”, disse.
Já frei Nilo Agostini ministrou uma palestra sobre a família, como devemos conhecer as realidades dela para aprendermos a valorizar, acolher, com suas alegrias, cansaços e suas esperanças. “A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e ensinar a amar, pois o amor se coloca como a força que pode mudar o mundo”, afirmou. Na sequência, o bispo de Joinville (SC), dom Francisco, apresentou os critérios para o discernimento que estão inseridos na Exortação Apostólica Amoris Laetitia.
Por fim, os agentes dividiram-se em grupos de trabalhos onde apontaram atividades para desenvolver em cada pilar das diretrizes da Evangelização. Cada atividade apontada será transformada num plano de trabalho para poder executar e fazer acontecer nos próximos anos.