O arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Eusébio Oscar Scheid, faleceu nesta quarta-feira, 13 de janeiro, aos 88 anos. Entre as diversas funções que desempenhou, foi responsável pela Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante oito anos. Também contribuiu para a missão da Pastoral Familiar com livros de sua autoria.
O comunicado foi feito pela diocese de São José dos Campos (SP). Segundo a nota de falecimento, dom Eusébio faleceu após alguns dias de internação no Hospital São Francisco, em Jacareí (SP). “Na luta contra a COVID-19, e também enfrentando uma forte pneumonia, chega ao fim a missão de Dom Eusébio”. Devido à pandemia, velório e missa não serão abertos aos públicos.
Biografia
Dom Eusébio nasceu em Luzerna (SC), no dia 8 de dezembro de 1932. Cursou o ensino fundamental e o ensino médio no Seminário dos Padres do Coração de Jesus em Corupá (SC). Religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, fez a sua Profissão Religiosa em 2 de fevereiro de 1954. Estudou Filosofia em Brusque (SC) e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália (1955-1957), onde também estudou Teologia (1957-1964). Foi ordenado presbítero no dia 3 de julho de 1960, em Roma. Continuou os estudos de pós graduação e recebeu os títulos no grau de Mestre e Doutor em Cristologia.
Episcopado
No dia 18 de fevereiro de 1981 foi nomeado como primeiro bispo da diocese de São José dos Campos (SP), onde ocorreu a sua ordenação episcopal em 1º de maio de 1981. Adotou o lema “Deus é bom”. Na diocese, fundou o Instituto de Filosofia Santa Teresinha, e instalou a residência teológica Padre Rodolfo Komorek.
Em 23 de janeiro de 1991, foi transferido para a arquidiocese de Florianópolis (SC), onde permaneceu por dez anos. Tomou posse no dia 16 de março do mesmo ano. Ali, criou o Seminário de Teologia Convívio de Emaús e o Seminário de Filosofia Edith Stein, inaugurou o Instituto Social João Paulo II e instituiu a Escola de Ministérios. Também presidiu a criação das dioceses de Criciúma e Blumenau.
Em julho de 2001 foi nomeado arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, sucedendo o cardeal Eugenio de Araújo Sales. Tomou posse em 22 de setembro do mesmo ano. Tornou-se cardeal em 21 de outubro de 2003, quando o Papa João Paulo II presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos cardeais. Foi criado cardeal presbítero, com o título da Basílica dos Santos Bonifácio e Aleixo. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido por dom Orani João Tempesta.
Após tornar-se emérito, mudou-se para São José dos Campos, diocese da qual foi seu primeiro bispo diocesano.
Serviços
De 1994 a 1998, dom Eusébio foi presidente do Regional Sul 4 da CNBB. Foi membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB durante 12 anos; responsável pelo ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem ordinário próprio; responsável pela Pastoral Familiar no Regional Sul 1 durante 8 anos.
No Vaticano, foi conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social; Legado Papal, de S. Santidade Bento XVI, ao XV Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis (SC), de 18 a 21 de maio de 2006.
Na CNBB, foi membro do Conselho Permanente; membro da Comissão Episcopal para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; presidente do Regional Leste 1 – CNBB (2003-2007). Também foi membro do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé em 17 de janeiro de 2007. Foi o ordenante principal de nove bispos, a maioria, auxiliares no Rio de Janeiro.
Obras
Dom Eusébio possui os seguintes livros publicados: Tese de láurea sobre a Cristologia de Ubertino da Casale em seu contexto histórico; Preparação para o Casamento e para a Vida Familiar; Introdução à Pastoral Familiar; e Ministério do Acolhimento.
Após 88 anos de vida, sendo 60 anos como sacerdote, 39 anos de episcopado, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid falece em 13 de janeiro de 2021.