Os integrantes da Pastoral Familiar da Diocese de Ilhéus (BA), ligada ao Regional Nordeste 3, passaram por um momento de formação e partilha no mês de março. Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho”, lema do ano vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os participantes receberam palestras e compartilharam experiências de atuação junto às famílias.
O evento contou com a presença do diácono Othon e Andrea, da Diocese de Itabuna, que ministraram a palestra “A vocação de ser família, caminho que leva a santidade”. Em seguida, o casal Jamilson e Mara deu um testemunho relacionado ao tema. O diácono Marcos, assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Ilhéus, falou sobre o tema central do evento e sobre como a Pastoral Familiar pode atuar em missão na família, na igreja e no mundo.
O bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, presidiu a Santa Missa. O prelado exortou os participantes a defender e fortalecer a família, núcleo fundamental da sociedade e da Igreja. Dom Giovanni lembrou da importância de manter a união e o amor entre os membros da família, além de cultivar a fé e a oração em conjunto. Foi um momento de inspiração e renovação para os casais presentes no encontro da Pastoral Familiar.
Na sequência, os participantes puderam trocar experiências sobre as atividades pastorais em suas respectivas comunidades. Os trabalhos continuaram com um momento de escuta e diálogo entre os coordenadores dos setores pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais da Pastoral Familiar diocesana.
Para finalizar, foi realizado um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Texto: Júlio e Kátia Sousa - agentes de comunicação e casal coordenador do Regional NE3
Edição: André Luiz Gomes