À luz do tema “Família, fonte de Vocações”, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou o V Fórum das Famílias, nos dias 26 e 27 de agosto, no Instituto Divina Pastora, no bairro do Anil. O Fórum contou com a participação dos agentes de diversas paróquias, do bispo arquidiocesano, dom Gilberto Pastana, e do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange.
“Nós tivemos a participação tanto de agentes antigos quanto novos que tiveram um momento de interação com outras pastorais, com outros grupos, com outras paróquias que têm trabalho de pastoral familiar. Foi muito positivo o nosso Fórum”, pontuou Rosi Calácio, que ao lado do esposo Fabiano, coordenam de forma interina a Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís.
A abertura do evento ocorreu na noite do sábado (26) com a presença de padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária; padre Orlando Ramos, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão; diácono permanente e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5, Marcos Cruz; o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange; Joimar e Lourdes, casal coordenador regional da Pastoral Familiar; e o casal Fabiano e Rosi, coordenadores interinos da Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Já no domingo (27), a Santa Missa celebrada por dom Gilberto Pastana, deu início ao segundo dia do evento. Os participantes acompanharam palestras com as seguintes temáticas: “Família: Fonte de Vocações”, com assessoria de Marcos Cruz e Concita Soeiro; “Trilhas Vocacionais – Itinerários Catecumenais”, com o casal Alisson e Solange; e uma roda de conversa sobre vocações e testemunhos dos vocacionados com a condução de padre Orlando Ramos.
O Espaço Kids ganhou destaque nesta edição ao exibir a todos os presentes, os desenhos com temática vocacional elaborados pelas crianças.
Semana Nacional da Vida
A Semana da Vida 2023, que será celebrada em outubro, foi abordada neste Fórum com o a participação do casal cooperador do Serviço à Vida do Regional Nordeste 5, Patrícia e Zequinha, que conduziram a reflexão sobre “Adoção – Semana Nacional da Vida 2023”.