As famílias, comunidades, paróquias e dioceses de todo o país já podem fazer o pedido do Hora da Palavra. O subsídio será utilizado mensalmente para que as famílias tenham contato com a palavra. Neste ano de 2024, a publicação tem como tema “Família, Igreja doméstica”. A apresentação oficial ocorreu nesta quarta-feira (31) e foi feita pelo bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari.
“O Papa Francisco insiste para este ano ser de oração. Por isso, queremos fazer, a partir do nosso encontro, que a família seja um lugar de oração. Isso retoma rezar com a bíblia, com a palavra de Deus, em mão. Essa metodologia fortalece o vínculo da pessoa que reza com o Criador”, ressaltou dom Bruno. “A nossa intenção é promover, junto às famílias, uma proximidade com a palavra de Deus e gerar uma comunhão com Deus que se revela, que se faz palavra e que habita nos nossos corações”, reforçou o bispo de Campo Mourão (PR).
A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. “Nós percebemos que a caminhada que a Igreja está fazendo é trazer a centralidade para a palavra de Deus. Não só para uma pastoral, mas para toda a nossa vida, de forma integral, como discípulos e discípulas de Cristo”, destacou o assessor da Comissão Vida e Família, padre Rodolfo Pinho.
“Hora da Palavra” é o novo nome do subsídio “Hora da Família – Celebrações Mensais”, que, desde 2020, passou a ser celebrado pelos agentes da Pastoral Familiar e comunidades de todo o país. Essa mudança metodológica também considera o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Este subsídio foi elaborado pensando nas pessoas de fé que desejam fazer uma experiência mais intensa e profunda da Palavra de Deus. Uma espiritualidade como dos primeiros cristãos, “com a Bíblia nas mãos e os pés na missão”. A metodologia usada é um propósito de viver a sinodalidade também nos grupos de oração. Por isso é fundamental criar oportunidade para que todos possam participar. Os temas dos encontros foram elaborados com muito carinho por casais que buscam viver conforme os ensinamentos da Igreja e a Palavra de Deus.
Adquira já!
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: lojacnpf.org.br . A unidade custa R$ 4,50.