O vídeo do Papa Francisco com a intenção para este mês de novembro foi publicado. Dessa vez o pedido de oração pelas crianças abandonadas, que sofrem diariamente de rejeição, miséria, pobreza e todo tipo de conflitos, sem uma oportunidade real de crescimento, de desenvolvimento e sem ter acesso a direitos básicos.
A mensagem do Santo Padre ressalta a importância da garantia dos direitos fundamentais das crianças, pede orações pelo seu acesso aos serviços mais básicos e pelo calor e amor de uma família. “Não podemos continuar a permitir que se sintam sozinhas e abandonadas; elas precisam receber uma educação e sentir o amor de uma família para saberem que Deus não as esquece”, disse Francisco.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que cerca de 1 bilhão de crianças em todo o mundo vivem na pobreza multidimensional (sem acesso a educação, saúde, moradia, alimentação, saneamento ou água) e que 153 milhões de crianças são órfãs. Além disso, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos declarou numa carta recente que no final do ano passado, mais de 450 milhões de crianças – uma em cada seis – viviam em zona de conflito, o número mais elevado em 20 anos. Um recorde de 36,5 milhões de crianças foram deslocadas dos seus lares em consequência de conflitos, guerras, violência e outras crises.
“São seres humanos com um nome, com um rosto, com uma identidade dada por Deus. Uma criança abandonada é culpa nossa”, disse o Papa.
CONFIRA: