O pedido de oração do Papa Francisco para o mês de março é por aqueles que dão a própria vida pelo testemunho do evangelho nos tempos atuais. Durante o vídeo, o Santo Padre pede para que eles “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”. Um mártir é um cristão que dá testemunho do Evangelho até à morte sem recorrer à violência.
No vídeo, Francisco conta a história que ouviu em um campo de refugiados em Lesbos, na Grécia, no qual um homem mulçumano teve a esposa cristã assassinada por não retirar o crucifixo do pescoço. “Irmãos, irmãs, sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou. “A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, completou.
O vídeo contou com a colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Neste mês também celebra-se a ornada dos Mártires Missionários. “Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam a vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário. E abertos à graça do martírio”, concluiu o Papa.
Apenas em 2023, chegaram à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) denúncias em 40 países de pessoas assassinadas ou sequestradas por causa da sua fé.