A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) deu início à atualização dos módulos da formação do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) a partir das reflexões contidas nos recentes documentos do magistério da Igreja, como as exortações apostólicas e encíclicas do Papa Francisco.
Em reunião virtual no dia 8 de fevereiro de 2021, o grupo responsável pela atualização e revisão dos módulos de estudos da formação básica do INAPAF apresentou sugestões de atualização do material utilizado na fase 3 da formação oferecida aos agentes e assessores eclesiásticos da Pastoral Familiar.
“Esses subsídios foram revisados pela última vez em 2013 e precisavam de nova atualização, sobretudo pela publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, em 2016, sobre a alegria do amor na família, que permitiu uma análise da situação da família e seus desafios no mundo atual e a necessidade de se desenvolver novos caminhos pastorais”, explicou o casal coordenador do INAPAF, Faustino e Eloina Suchla.
Para a atualização dos módulos da fase 3 do INAPAF, também devem ser tomadas como referência, de acordo com o que foi apontado na reunião, as exortações apostólicas Evangelii Gaudium – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual; Gaudete et Exsultate – sobre a chamada à santidade no mundo atual; e Christus Vivit – aos jovens e a todo o povo de Deus; além das as cartas encíclicas Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum – e Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil também referenciarão os materiais formativos.
De acordo com Faustino e Eloina, as sugestões são encaminhadas ao secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, para uma análise prévia e demais encaminhamentos.
“Essa tarefa de revisão dos módulos de estudos vai dar aos alunos do curso do INAPAF uma visão atualizada de cada tema, conforme os novos documentos do Magistério da Igreja”, destacam Faustino e Eloina.
Cuidados
O casal destaca, no entanto, que durante o trabalho de atualização e revisão alguns cuidados são necessários, como manter o tema do módulo para não avançar sobre o de outros e também a atenção sobre os objetivos estabelecidos no início do módulo, pois norteiam as atividades, e ainda, prezar pela segurança e clareza no conteúdo de cada tema.
Participação
Fazem parte do grupo de atualização e revisão dos módulos de estudos da formação básica do INAPAF o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf; o casal coordenador do INAPAF, Faustino e Eloina; e responsáveis pelos Núcleos de Formação e Espiritualidade de alguns regionais: Cleuton e Simone (NFE Regional Sul 4), Diego e Marli (NFE Regional Sul 2), Moacir e Márcia (NFE Regional Leste 2), Maristela (NFE Regional Oeste 1), Maria do Rosário (NFE Regional Leste 2) e a Irmã Nilma (NFE Regional Norte 2).
O casal responsável pela produção dos 24 módulos que compõem as três fases do curso do INAPAF, João Bosco Lugnani e Aparecida Eunides Lugnani, também participou da reunião, acompanhando todo o trabalho.
O INAPAF
O INAPAF é escola criada para promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar, para outras pastorais e demais campos de evangelização. Tem a função de planejar, coordenar e executar, em âmbito nacional, a formação de agentes de Pastoral Familiar em consonância com as orientações da Igreja.