A coordenação do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE) do Regional Nordeste 2 promoveu, nos dias 27 e 28 de outubro, uma formação para os multiplicadores do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). O encontro reuniu integrantes da Pastoral Familiar de quatro estados: Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. O evento ocorreu na Comunidade Servos de Maria, no município de Conde (PB), e teve como objetivo preparar 30 multiplicadores para as novas turmas de alunos planejadas para o primeiro semestre de 2024.
O encontro formativo iniciou na sexta-feira (27) com um momento de espiritualidade conduzido pelo assessor eclesiástico do regional, padre Elvis Feliciano. “É importante inserir momentos de oração para estreitar cada vez mais a nossa intimidade com Deus”, disse.
Na manhã do sábado (28), o professor e doutor Danilo Cortez Gomes fez uma profunda reflexão sobre a importância da Doutrina Social da Igreja na vida da família. Ele apresentou os 12 princípios fundamentais destacando a voz da igreja de Roma para o mundo no que diz respeito à vida social. No período da tarde, Pe. Elvis fez uma explanação sobre os aspectos éticos e morais da Doutrina da Igreja trazendo o tema para o dia a dia a partir de vários documentos.
Em seguida, o casal Geovaneto e Juliana conduziram a formação abordando o tema: Metodologia e as novas tecnologias no processo de formação. O casal Clidenor e Edite, responsáveis pelo NFE Regional e Nacional, explicou a necessidade da discussão. “O assunto foi muito pertinente porque haveremos de nos encontrar novamente em janeiro para uma segunda etapa desta formação se aprofundando inclusive em alguns aspectos pedagógicos”, concluíram Edite e Clidenor.
O casal coordenador regional, Milton e Lourdes, participou ativamente da formação e afirmou que a nova proposta traz algumas novidades na aplicação dos cursos do INAPAF para as próximas turmas. “Em 2024 os alunos em nosso regional, terão um encontro prévio de ambientação no qual receberão uma orientação para um melhor aproveitamento do curso”, afirmou o casal.
Os multiplicadores saíram entusiasmados com a proposta tendo em vista as orientações recebidas. “A formação foi muito importante. Com certeza vai ajudar todos os multiplicadores na forma de conduzir as aulas”, concluiu o casal Camelo e Socorro.
No domingo (29), os multiplicadores participaram da Santa Missa de envio das equipes para preparação do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que ocorrerá em setembro de 2025, em João Pessoa (PB).