Entre os dias 21 e 23 de julho, a Diocese de Juazeiro (BA) reuniu coordenadores e agentes pastorais de diversas dioceses do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). O objetivo foi promover um encontro sobre o Catecumenato Matrimonial. Foi um momento de intensa espiritualidade e aprendizado sobre o sacramento do matrimônio, com a presença de aproximadamente 130 pessoas, além dos padres assessores eclesiásticos da região.
Na ocasião foi possível aprofundar o conhecimento esta preparação especial para os casais que desejam receber o sacramento do matrimônio. Sob a condução do Padre Crispim Guimarães, o encontro abordou ainda a vocação do matrimônio e caminho de santidade. A programação foi diversificada e envolvente, incluindo palestras, trabalhos em grupo, partilhas e muita troca de experiências entre os participantes.
As palestras ministradas abordaram diversos temas como a espiritualidade conjugal, o papel da família na sociedade, e a importância da formação sólida de fé católica para a vivência do sacramento do matrimônio. A Santa Missa de encerramento, realizada na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, foi um momento de celebração e gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante todo o encontro.
Ao final do encontro, o casal coordenador regional Nordeste 3, Júlio e Kátia Sousa, expressaram sua profunda gratidão a todos os participantes pelo compromisso e empenho na promoção da pastoral familiar em suas dioceses. Eles destacaram a importância desse encontro para fortalecer a evangelização nas famílias e reafirmar o compromisso com a missão da Igreja, encorajando todos a seguir firmes na missão de testemunhar o amor de Deus em seus lares e comunidades.
“Agradecemos de coração a todos vocês por tornarem este encontro um momento tão especial e edificante. A presença e dedicação de cada um contribui para fortalecer a pastoral familiar em nosso regional. Que Deus abençoe a todos para que possamos seguir firmes em nossa missão de evangelizar e testemunhar o amor de Cristo no mundo”, disseram Júlio e Kátia.
Texto: Júlio e Kátia Sousa - Coordenação Regional NE3 da Pastoral Familiar Edição: André Luiz Gomes