A Pastoral Familiar no Regional Sul 1 realizou, na noite de segunda-feira, 4 de setembro, uma live formativa do Setor Casos Especiais. A “Roda de Conversas” em ambiente virtual contou com a participação do casal coordenador do Setor Casos Especiais em âmbito nacional, Sávio Bittencourt e Bárbara Toledo, além do casal coordenador do Setor no Regional, Bráulio e Simone, e do assessor eclesiástico do Regional Sul 1, padre Max.
Na formação, foram apresentadas as cinco prioridades elencadas no Setor Casos Especiais no Brasil: questões relativas às novas uniões; depressão e suicídio; drogas e outras dependências; perdas e viuvez; e questões de sexualidade humana.
Nem esquerda, nem direita
No início de sua exposição sobre o Setor Casos Especiais, Sávio Bittencourt recordou a realidade de polarização político-ideológica no Brasil, o que faz com que discussões sejam acirradas e se perca a qualidade dos debates na sociedade. “Toda vez que assumimos esta ou aquela posição em relação a determinado tema, podemos correr o risco de sermos rotulados como de um lado ou de outro. E essa polarização, há quem tem intersse em mantê-la, mas ela prejudica muito a nós da Igreja compreendermos realmente o que são os Casos Especiais”, lamentou.
Sávio reiterou que os casos especiais não são de esquerda, nem de direita, “porque a doutrina de Cristo precede a esquerda e a direita, a doutrina de Cristo precede o capitalismo e o comunismo, a doutrina de Cristo, a Palavra de Deus, ela é generosa, acolhedora e ela vem para todos antes de qualquer criação ideológica, política, antes de qualquer debate, antes de qualquer eleição no Brasil”, salientou.
“Então, não pode haver nenhuma resistência em relação ao Setor Casos Especiais em função desse estado agastado e aprofundado de discussão política que nada tem a ver com os casos especiais. Casos Especiais são casos de famílias feridas e o Papa Francisco tem uma frase que eu gosto muito, que nós precisamos tirar os sapatos para pisar no solo sagrado do sofrimento dessas famílias”, sublinhou.
Confira como foi a formação na íntegra: