Os casais coordenadores regionais da Pastoral Familiar se reuniram, na última semana, em formato virtual, com o casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, e com assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodolfo Pinho. Durante o encontro, foi realizada uma avaliação da celebração da Semana Nacional da Família, em agosto, além de propor ideias para a Semana Nacional da Vida, na primeira semana de outubro.
“Não tem como negar que cresceu muito a participação das comunidades. É uma semana voltada para a reflexão sobre os temas das famílias”, comentou Solange. “Estando em comunhão com o que a igreja está trazendo de reflexão sobre a vocação, foi muito positivo e produtivo”, reforçou Alisson.
Entre os diversos relatos, alguns se destacaram. Como foi o caso do Regional Sul 4 (Santa Catarina), no qual o trabalho junto às catequeses das crianças ajudou muito na propagação da Semana Nacional da Família. Fábio Reis, do Regional Leste 3 (Espírito Santo), comentou que teve a participação dos diversos movimentos. “Queremos que cada vez mais amadureça”, disse. Por sua vez, Maria José Macedo, do Leste 1 (Rio de Janeiro), ressaltou que o Congresso Regional realizado recentemente foi uma continuidade da Semana Nacional da Família. Já o Padre Elvis Feliciano, assessor eclesiástico do Regional Nordeste 2 (Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco), destacou o grande interesse pelo subsídio Hora da Família nos estados. “O material é muito rico, muito bem-preparado. Atinge a todos os fiéis”, comentou.
Semana Nacional da Vida
A Igreja Católica em todo o país celebra a Semana Nacional da Vida entre os dias 1° e 7 de outubro. O Dia do Nascituro é celebrado no dia 8. Neste ano, o tema será “Adoção: Amor com laços do coração”. O livreto Hora da Vida é o mesmo da Semana Nacional da Família, celebrada em agosto. Entre as ações apontadas está o envio de vídeos com testemunho de adoção com até um minuto de duração para serem compartilhados nas redes sociais da pastoral familiar. Além disso, uma campanha está sendo elaborada em parceria com a Arquidiocese de Curitiba sobre o tema.
“Precisamos trabalhar cada vez mais em comunhão. Que possamos participar desta semana como fizemos na Semana Nacional da Família e que os regionais possam compartilhar as informações elaboradas pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar”, afirmou o padre Rodolfo Pinho.
O livro pode ser adquirido na loja virtual (http://lojacnpf.org.br/) ou na versão digital, por meio do aplicativo Estante Pastoral Familiar.
Apresentação
Durante a reunião, alguns novos casais foram apresentados à Comissão Nacional. Augusto e Gigliola Nepomuceno, do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), participaram da reunião pela primeira vez. “Assumimos agora a coordenação do Regional e estamos felizes por estar com toda essa família , neste trabalho maravilhoso que é a Pastoral Familiar”, disse Augusto. Além deles, Maria José e Rodrigues, do Nordeste 4 (Piauí), e Sílvio e Aline Carneiro (do Centro-Oeste), também se reuniram pela primeira vez com a equipe no formato virtual.