A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) reuniu, na noite de terça-feira, 19 de abril, as coordenações regionais da Pastoral Familiar. Na pauta, a preparação para os grandes eventos que envolvem as famílias neste ano de 2022: o X Encontro Mundial das Famílias e o Congresso Nacional da Pastoral Familiar e as Semanas Nacionais da Vida e da Família.
X Encontro Mundial das Famílias
Sobre a preparação para o X Encontro Mundial das Famílias, o padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da CNPF motivou a realização de atividades diocesanas e regionais. Ele recordou a carta enviada aos bispos com a indicação de onde encontrar os materiais preparatórios para o evento motivado pelo Papa Francisco.
Os coordenadores regionais da Pastoral Familiar puderam partilhar sobre as atividades que estão planejadas para os dias do X Encontro Mundial das Famílias. Serão realizadas lives, missas, shows, carreatas, encontros de formação e oração, festejos aliados às Festas Juninas no Nordeste, entre outras ações. Alguns regionais, por exemplo, têm animado seus agentes com contagens regressivas em vista do encontro.
Congresso Nacional da Pastoral Familiar
Participando da reunião direto de Florianópolis (SC), onde esteve para conhecer o local do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães, partilhou sobre a estrutura do Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), que está de braços abertos para receber as famílias no final de agosto.
A reunião na capital catarinense também oportunidade para tratar de questões técnicas e de divulgação do evento. O site do Congresso, por exemplo, está recebendo novas informações e melhorias para facilitar o acesso às informações e a realização das inscrições.
Semana Nacional da Vida e Semana Nacional da Família
Padre Crispim Guimarães também motivou os regionais a preparem as celebrações da Semana Nacional da Família, de 14 a 20 de agosto, e da Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro. Os materiais para esses momentos importantes na atuação da Pastoral Familiar estão disponíveis em um único subsídio neste ano de 2022, o que reduz os custos para os regionais que adquiriam dois subsídios distintos nos anos anteriores.