Nesta segunda-feira (26), a Igreja Católica festeja os pais da Virgem Maria e avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. Os santos são os padroeiros dos avós e foram pessoas de fé – encarregados de educar no caminho de Deus a filha Maria e preparando-a para sua missão.
A data é comemorada um dia após o 1º Dia Mundial dos Avós, convocado pelo Papa Francisco. Na mensagem enviada a todos os fiéis, o Santo Padre lembrou um pouco da história do casal -que era estéril – para dizer aos idosos que não se sentissem sozinhos e sobre o poder da oração.
“Segundo uma tradição, também São Joaquim, o avô de Jesus, foi afastado da sua comunidade, porque não tinha filhos; a sua vida – como a de Ana, sua esposa – era considerada inútil. Mas o Senhor enviou-lhe um anjo para o consolar. Estava ele, triste, fora das portas da cidade, quando lhe apareceu um Enviado do Senhor e lhe disse: «Joaquim, Joaquim! O Senhor atendeu a tua oração insistente»”, disse.
“Atenção! Qual é a nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Não vos esqueçais disto”, completou Francisco.
Bento XVI, em 2009, destacou também por meio das figuras de São Joaquim e Sant’Ana o papel dos avós na família. “São os depositários e muitas vezes as testemunhas dos valores fundamentais da vida”.
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!