Tema: “Adoção – amor com laços do coração”
Lema: “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim” (Mt 18, 5)
1º a 8 de outubro de 2023
Todos somos filhos e filhas adotivos de um Deus que é Pai e enviou o seu próprio Filho para provar seu amor por nós. Vemos, também, muitas famílias que adotam filhos e filhas para compartilhar com eles o seu amor, seu afeto, e sua fé. A adoção é um presente generoso que Deus plantou no coração de famílias que acolheram em suas vidas outras vidas e compartilharam seus corações. É Deus quem inspira esse amor generoso. É Deus que impulsiona a adoção como sinal de seu amor presente no meio de nós.
Nesta Semana Nacional da Vida, queremos promover, defender e cuidar para que o tema da Adoção seja cada vez mais valorizado e salvaguardado como um grande tesouro espiritual para aqueles que desejam abrir suas famílias a tantas crianças e jovens que aguardam um lar.
Queremos fazer ecoar no Brasil este lindo tesouro que é a “adoção”, isto é, um amor partilhado entre nós, que ultrapassa os laços sanguíneos e nos torna participantes de um amor ainda maior, onde todos nos sentimos filhos e filhas de Deus.
Tema e lema
O tema “Adoção – amor com laços do coração!”, abre um caminho fecundo para que os cristãos trabalhem cada vez mais pela vida, incondicionalmente.
O lema: “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim” (Mt 18,5), demonstra o quanto a adoção é importante, pois o próprio Jesus revela que Ele mesmo será acolhido por aqueles que generosamente assumem a paternidade e a maternidade para com quem necessitar ser adotado. Simplesmente diz: você acolhe um pequeno e EU o acompanho, fazendo morada em sua casa.
Subsídio
O subsídio preparado pela Pastoral Familiar para a Semana Nacional da Vida 2023 é o Hora da Vida, material que está publicado no mesmo livreto da Semana Nacional da Família, em agosto.
Para adquirir, acesse aqui a loja virtual da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Ou compre a versão digital, pelo aplicativo Estante Pastoral Familiar.
Material gráfico
Baixe aqui o material gráfico com os arquivos que apoiam a confecção de cartazes, posts e outras formas de mobilização dos agentes e das famílias que irão participar dos encontros.
Redes sociais
Nas redes sociais, utilize a hashtag #SNV2023 e marque o perfil da Pastoral Familiar @pastoralfamiliarcnbb.
Compromissos
A cada encontro da Semana Nacional da Vida, são sugeridos compromissos para os casais, famílias e comunidades sobre o tema da adoção e da promoção, defesa e cuidado da vida. Confira as indicações:
- Buscar conhecer a realidade das crianças e dos adolescentes institucionalizados, vivendo fora de um lar, no seu município, estado e no Brasil.
- Incluir na preparação dos noivos para o casamento o tema da adoção como forma legítima de constituição de uma família fecunda e feliz, evitando que eventual dificuldade de conceber naturalmente ponha em risco a unidade do futuro casal.
- Promover e apoiar no âmbito pastoral as iniciativas da adoção, do apadrinhamento afetivo e do acolhimento familiar de crianças e adolescentes.
- Acolher e incentivar casais que não podem engravidar a buscarem a adoção como caminho para realizar o sonho da paternidade e da maternidade.
- Fazer que nossa casa seja um local de diálogo e acolhimento para os filhos, buscando a sabedoria da escuta da Palavra de Deus e estejamos sempre de coração aberto para ouvir nossos filhos e aconselhá-los.
- Defender a importância da adoção para casais que não podem ter filhos e motivá-los para esta prática.
- Rezar o terço durante a Semana da Vida, pedindo graça, força e sabedoria aos casais que já adotaram e ou pensam em adotar.
- Conhecer o processo de adoção, divulgar e incentivar casais a adotarem crianças e adolescentes;
- Fortalecer os trabalhos existentes que viabilizam a vida em família, como as casas pró-vida, o Programa Família Acolhedora, as casas que apoiam adolescentes gestantes;
- Visitas a instituições de acolhimento de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou pessoas idosas, levar atenção, cuidado, carinho.
- A família se reunir durante todos os dias da semana, em horário a ser combinado, e rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, e a oração do Santo Anjo (outras orações de escolha particular também podem ser incluídas).
- Realizar um gesto concreto em prol da vida, tal como: visitar uma pessoa doente; se dispor a ouvir e a conversar com uma pessoa idosa; doar alimentos ou materiais de higiene pessoal (de acordo com as possibilidades da família); procurar participar de algum Movimento ou Pastoral que esteja funcionando na comunidade; entre outras atividades que podem ser realizadas.
- Conhecer os documentos da Igreja que falam da adoção como solução cristã para o grave problema das crianças sem pais e casais sem filhos, como Familiaris Consortio e Amoris Laetitia.