Tem ínicio hoje, 20 de março, o Seminário da Comissão de Bioética da CNBB e 6ª Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades da PUC/PR, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A Conferência de abertura será às 20h, com o tema “Evangelium Vitae na perspectiva do magistério da Igreja”, e presença do arcebispo de Utrecht – Holanda e membro da Pontifícia Academia para a Vida, cardeal William Eijck. O encerramento, no domingo, 22, terá o presidente o Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e Família (Roma), professor Dr. Livio Melina. Confira a programa completa: seminariobioetica.cnbb.org.br
São esperados mais de 250 participantes de diversas regiões do Brasil. O público alvo são os agentes das Comissões estaduais e regionais de Vida e Família e Pastoral Familiar, docentes de teologia e bioética, pós-graduandos de teologia e bioética. O evento, também, é aberto aos profissionais das áreas da saúde, jurídicas, sociais e humanas.
Monsenhor Melina
A proposta do Seminário visa celebrar os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, escrita por São João Paulo II. Com base no texto, haverá reflexão pastoral e acadêmica, com contextualização do documento, sua atualidade e as perspectivas futuras de desenvolvimento outras temáticas afins. Para a realização do evento conta-se com apoio de setores da Igreja e da sociedade, com a coordenação da Comissão Nacional de Bioética da CNBB.
Na programação do sábado, 23, está prevista Conferência sobre a “Civilização do amor e da vida”, com coordenação do presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini e presença do presidente o Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e Família (Roma), professor Dr. Livio Melina. O sacerdote vem ao país, especialmente para as celebrações dos 20 anos da Encíclica “Envagelium vitae”.
Monsenhor Livio Melina é natural da Adria (Itália), nascido em 1952. Possui doutorado em teologia. Estudou na Universidade de Pádua, na Universidade Gregoriana de Roma e na Universidade Lateranense, licenciando-se em filosofia, em teologia moral. É professor visitante de universidades de Washington (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália). Ministra palestras e conferências mundiais, em país como França, Espanha, Grã-Bretanha, Suíça, Índia, México, Brasil e Chile.