A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família preparou um subsídio para que os casais cooperadores do Serviço à Vida possam trabalhar datas especiais que tenham como pano de fundo a promoção, cuidado e defesa da vida. A Apresentação de Nossa Senhora, celebrada neste dia 21 de novembro, é um dos momentos ressaltados no material.
A Festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo recorda o dia em que Maria, ainda criança, vai ao templo de Jerusalém para se consagrar a Deus. A data está ligada à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.
Segundo a tradição, Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou total e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente quanto no Ocidente, observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica.
Ações
O subsídio do Serviço à Vida convida as famílias a rezar pela fecundidade da Igreja doméstica e para que os pais assumam sua missão de transmitir a fé. Além disso, o material incentiva os pais a rezar e educar seus filhos na fé, levando-os na igreja para as celebrações, além de sugerir a realização na paróquia de algum encontro de famílias sobre este tema.