Seguindo a programação do 12º Simpósio Nacional das Famílias, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste sábado (28), tivemos a palestra sobre Igreja Doméstica e Comunidade, base de Comunhão Eclesial com o casal Célia Soares e José Luiz, que fazem parte do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Diocese de Guarulhos, Regional Sul 1.
Em uma conversa-testemunho e de forma bastante didática e descontraída, o casal mostrou o caminho de discernimento que os levou a decisão de se casar e de constituir uma família e os pontos que sempre lhes foram tão caros e que os acompanham em seus já 22 anos de vida matrimonial. “Os cristãos leigos, homens e mulheres, são chamados, antes de tudo, à santidade. São interpelados a viver a santidade no mundo”, disseram.
Partindo do documento 105 da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Sociedade, o casal chamou a atenção para o fato de que nem o sal, nem a luz, nem a Igreja e nenhum cristão vivem para si mesmos. “Os casais cristãos que escolhem a vida matrimonial constituem a Igreja doméstica. Por meio da convivência familiar e do exemplo de vida eles se educam e crescem na santidade familiar. A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. A paternidade e a maternidade são dons de Deus e participação ativa na obra criadora”, lembraram.
Portanto, com seus dois filhos e com uma ativa presença na vida da comunidade local e arquidiocesana, o casal mostra como tem sido a construção de sua Igreja Doméstica. Iniciando com a decisão de abandonarem suas comunidades de origem e elegerem a comunidade da família, e de não abandonarem o protagonismo da evangelização apesar da chegada dos filhos e de seguirem sendo fermento de Deus na humanidade.
Para eles, é vital refletir sobre a dimensão pastoral, evangelizadora e missionária que cristãos leigos e leigas, por meio do testemunho, da santidade e da ação transformadora, exercem no mundo e na Igreja, afinal. “somos todos chamados a transformar a sociedade, pois somos homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja”, contaram.
Confira como foi a participação de Célia e José Luiz no 12º Simpósio Nacional das Famílias: