E a família, como vai? No capítulo 15 do documento de Síntese da primeira etapa da Assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, o terceiro tema que aparece entre as questões abertas é o acompanhamento de situações matrimoniais difíceis. O instrumento de trabalho do sínodo para a família, em 2015, afirma que com grande misericórdia, a Igreja é chamada a encontrar formas de “companhia” com as quais apoiar estes seus filhos num percurso de reconciliação. Com compreensão e paciência, é importante explicar que a impossibilidade de acessar aos sacramentos não significa ser excluídos da vida cristã e da relação com Deus.
A temática das situações matrimoniais difíceis esteve na pauta do programa Igreja Sinodal, promovido pela TV Horizonte e apresentado pelo coordenador nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), Marcus Tullius.
Dois casais da Pastoral Familiar auxiliaram no aprofundamento do tema: Bárbara Toledo e Sávio Bittencourt, casal coordenador nacional do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar; e Flávia e Afrânio Soares, agentes da Pastoral Familiar na arquidiocese de Manaus, no Amazonas.
O programa Igreja Sinodal é exibido semanalmente nas emissoras de inspiração católica. TVs: Horizonte (sábado, 8h30), Pai Eterno (sábado, 13h45), Imaculada – Mato Grosso do Sul (segunda, 12h), Kefas – Governador Valadares (terça, 12h) e Aparecida (terça, 22h30); Rádio América FM 107,1 (quarta, 21h).
Confira: