Já está no ar o terceiro vídeo da série #IamChurch (Eu sou a Igreja). O material foi elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia” para celebrar o Dia Internacional voltado a esta parcela da população – celebrado em 3 de dezembro.
Nesta edição, o Papa Francisco lembra, citando a Gaudete e Exsultate, que todos nós temos uma vocação universal à santidade. “Jesus deseja que cheguemos à felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”, disse o Papa em mensagem enviada às pessoas com deficiência.
Por isso, algumas irmãs da Congrégation des Petites Sœurs Disciples de l’Agneau falam da sua vocação religiosa e da sua vida quotidiana. Morgane, Camille e Véronique, mulheres com síndrome de Down, repetem por várias vezes: “eu sou feliz”, desmistificando a ideia comum de que alguém que vive em condição de deficiência esteja fadado a uma vida de sofrimento.
Véronique, uma das freiras, reforça a felicidade de fazer parte da sua congregação. “Amo a vida, e sou feliz na minha comunidade. Devemos guardar o sorriso para testemunhar e trazer à nossa volta uma mensagem de alegria”, destacou.
Saiba mais
A campanha #IamChurch é composta por cinco vídeos que trarão testemunhos de mulheres e homens, tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que, pelo contrário, testemunham uma humanidade sorridente, dinâmica e alegre: o rosto atraente da Igreja.
Os vídeos foram elaborados pela Poti Pictures, divisão cinematográfica da Cooperativa Social Il Cenacolo, primeira produtora cinematográfica social no mundo, que realiza spots, curtas e longas-metragens com atores com deficiência intelectual.