O arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu a missa de abertura do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, concelebrada por bispos e padres participantes. Na procissão de entrada, foram acolhidas as bandeiras dos estados brasileiros, além da bandeira do Vaticano e da arquidiocese de Florianópolis, que sedia o evento. As imagens de Santa Catarina de Alexandria, da Sagrada Família e os quadros de Santa Gianna Beretta Mola e da família dos servos de Deus Zélia e Jerônimo Magalhães também entraram na procissão.
Em sua homilia, o arcebispo destacou a importância da família e do Sacramento do Matrimônio. “O Sacramento do Matrimônio tem algo a mais. Este algo a mais nós recebemos no Batismo. No Batismo, nos tornamos filhos de Deus e, como filhos de Deus, assim construímos nossas famílias”, afirmou.
Segundo Dom Wilson, “um casal que se ama também vai contaminar uma família inteira; vão chegar e construir uma ambiência a partir do amor”.
Ao final de sua homilia, ele convidou os casais presentes a voltarem-se um ao outro e, contemplando os olhos do cônjuge, pudessem renovar o olhar para a sua vocação e para as realidades da família.
Antes da bênção final, o arcebispo ainda apresentou os bispos e o padre da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e convidou os demais bispos a se apresentarem.
O XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar continua até domingo, dia 28, com transmissão ao vivo na íntegra no site oficial do evento: www.congressopastoralfamiliar.org.br.